Sobre a deficiência Visual

cego 1.jpg
O que é deficiência visual?

A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida da visão. O nível de acuidade visual pode variar, o que determina dois grupos de deficiência:


Cegueira - há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.

Baixa visão ou visão subnormal - caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais.


A pessoa com deficiência visual

A constituição de uma verdadeira sociedade inclusiva passa também pelo cuidado coma linguagem. Na linguagem expressa, voluntariamente ou involuntariamente, o respeito ou a discriminação em relação às pessoas com deficiências.


Ao longo dos anos, os termos que definem a deficiência foram adequando-se à evolução da ciência e da sociedade. Atualmente, o termo correto a ser utilizado é: Pessoa com Deficiência, que traz parte do texto aprovado pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidades das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembléia Geral da ONU, em 2006 e ratificada no Brasil em julho de 2008.


(fonte: Site da Dorina Norwil)